PROJETOS MACROS

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BALSAS
CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI
BALSAS, 24 de março de 2015

ART GALERY BALSENSE

1.            PROBLEMATIZAÇÃO

             A Interdisciplinaridade é uma aliada para promoção de aprendizagem  efetiva do aluno de Ensino Médio frente ao desenvolvimento tecnológico. Faz-se necessário a integração das diversas formas metodológica na construção do conhecimento. Conforme a LDB nº 9394 / 96, a organização do currículo superou as disciplinas estanques. Pretende-se integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização ao longo da aprendizagem.  A utilização dos conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema e o norte dialético exigido pelas novas demandas metodológicas. É uma integração de saberes.
            Conhecer a realidade circundante é um desafio para o “fazer  pedagógico”.
            Segundo MELLO (2010:04)

 De outro lado, quase todos os fatos, problemas ou fenômenos físicos, psíquicos, individuais, sociais, culturais, religiosos, com os quais os alunos entram direta ou indiretamente em contacto, podem ser relacionados ao conhecimento próprio de uma ou mais áreas ou disciplinas do currículo. Dito em outras palavras, isso quer dizer: todos os contextos, próxima ou remotamente familiares ao aluno, têm uma dimensão de conhecimento ou informação. Quanto mais próximos estiverem o conhecimento escolar e os contextos presentes na vida pessoal do aluno e no mundo no qual ele transita, mais o conhecimento terá significado. http://www.namodemello.com.br/pdf
            De fato o Centro de Ensino Padre Fábio Bertagnolli, tem enfrentado enfrentamentos nas bases de execução metodológicas de ensino, dificultando rendimentos satisfatórios, bem como consequência a evasão escolar, durante o ano letivo. Fez propósito um envolvimento  do aluno na construção de um espaço intelectual  de reconhecimento da sociedade, comunidade e/ou local em que vive. Porque a cultura da informação tem proporcionado uma revolução, no processo de apreensão  do conhecimento, que exige uma rápida tomada de decisão do educando, pois a celeridade nos provoca  um acúmulo de informação, que por vezes nos distancia das nossas raízes, origens, e histórias que recontam nossos antepassados.
            A escola como condução é um dos meios mais viáveis para nos dar acessibilidade a esse conhecimento que por vezes adormece sob a movimentação do desenvolvimento tecnológico. Balsas é mais uma cidade que devido a migração  tem passado por profundas transformações, promovendo o desenvolvimento cultural, e que devido a falta de registro, a lacuna de ligação entre as raízes locais e a contribuição dos imigrantes  se faz presente, dificultando a clareza que definiria os limites na  identidade histórica, social, lingüística, cultural e patrimonial de cada povo.
           
2. JUSTIFICATIVA

            Toda comunidade, tem seu estrato cultural, alicerce para a formação e a garantida do cidadão. Pelos vestígios históricos que se identifica o povo de um determinado espaço geográfico, bem como dado espaço temporal.  É aqui que a identidade de um povo tem fincado suas raízes na cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. 
            Educar se faz presente nos convívio social, pois professores e alunos são beneficiados, quando essa relação se torna fortalecidas na busca de um ponto em comum: o conhecimento.  Todavia as questões metodológicas educacionais exigem a utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas  que atenda as necessidades do formação integrada dos conhecimentos.
            Segundo Pedro Demo em uma entrevista dada a Vitor Casimiro para fins educacionais afirma que:
 é necessário a informação e de formação. Você não aprende sem vasculhar o que já está disponível. Mas a educação não é propriamente isso. Isso é meramente um processo informativo que pode ser feito pela eletrônica. Nem é preciso professor para meramente transmitir conhecimento. Mas o professor é absolutamente necessário para o processo reconstrutivo, como orientador, avaliador do aluno. A perspectiva muda bastante. O que nós estamos acostumados a ver no dia-a-dia é a proposta instrucionista, baseada no ensino, na instrução, no treinamento. Isso não é educação. Também é importante, também faz parte, mas o nível educativo se atinge realmente quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar. Precisamos de pesquisa e elaboração própria. São dois conceitos nos quais eu insisto bastante.
            A presente proposta fez necessário, pois a dificuldade no desempenho dos alunos na produção do conhecimento é exatamente a falta de diálogo entre as áreas do conhecimento. É nesse intuito que o professores acreditam que  é  possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que o projeto ART GALERY BALSENSE surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar as lacunas na trajetória na construção do conhecimento de forma efetiva.
            Nesse particular, estamos iniciando as atividades de pesquisa sob as bases teóricas nas disciplinas da Grade Curricular do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento de um projeto que visa propiciar vínculos comunicativos entre as áreas de educação, arte e meio social, político cultural e ambiental de Balas, tendo em vista o desenvolvimento de situações, experiências e atividades em grupo, que possibilitem fomentar a reutilização  dos conhecimentos reforçar o conceito de educar com o lúdico, com sensibilidade e estimular atitudes e ações favoráveis ao meio ambiente e de respeito e responsabilidade em relação ao bem-estar dos indivíduos na perspectiva das diretrizes da política Nacional de Educação.
3 OBJETIVO
3.1 Geral
            Desenvolver  hábito para a pesquisa científica como forma de aprendizagem autônoma, bem como registro e divulgação das características da cidade de Balsas, nas redes de informação de massa.
3.2 Objetivos Específicos
Filosofia
     Compreender o conceito de ciência e suas características e abrangência na construção do conhecimento;
     Compreender o conceito de ética e moral e sua abrangência sociopolítica e cultural;
     Entender os princípios, a natureza e a função das tecnologias da comunicação e informação na vida social e pessoal e seu uso nas práticas social.
Arte
     Compreender a necessidade de preservar o bem arquitetônico da cidade de Balsas;
     Reconhecer a importância da fotografia como arte visual e registro de diferentes culturas da sociedade;
     Analisar de forma crítica os fundamentos da composição visual;
Língua Portuguesa
     Usar os conhecimentos sobre o sistema lingüístico local por meio de reflexão sobre a língua  na compreensão de textos orais e escritos;
     Compreender a função e o uso dos gêneros digitais no processo de comunicação e informação;
    Identificar na cultura local a composição de textos literários.
Língua Inglesa
     Utilizar os conhecimentos da Língua Inglesa para ampliar o acesso às tecnologias da informação e comunicação;
     Usar o conhecimento da Língua Inglesa para divulgar, legendar  as fotografias e traduzir textos da galeria;

Educação Física
     Compreender a importância das competições esportivas, na escola da convivência na história da sociedade balsense.
História
     Reconhecer e validar a fontes documentais de natureza diversas que contam a história de Balsas;
     Identificar o papel das diferentes linguagens: escrita, pictórica, fotográfica, oral, eletrônica;
     Problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimensão individual e social;
     Organizar a produção do conhecimento;
     Identificar o papel e a importância da memória histórica para a vida da população balsense e a de suas raízes culturais;
     Identificar nas diferentes paisagens de Balsas a materialização de aspectos históricos, geográficos, sociais e as relações de poder;
     Estabelecer as relações entre permanência e transformações no processo histórico da sociedade balsense.
Geografia
     Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas;
     Compreender o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial;
     Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de ocupação dos espaços;
Sociologia
     Refletir sobre a religiosidade humana e conhecer as principais manifestações religiosas de Balsas;
     Reconhecer que as identidades subjetivas fazem parte de uma estrutura social mais ampla;
     Compreender as transformações do mundo do trabalho geradas por mudanças na ordem econômica balsense;
     Compreender as diferenças etno-raciais e seus impactos para o desenvolvimento de uma cidadania pacífica;
     Compreender a importância das informações nas decisões de cunho econômico-social;
Matemática
     Ler e interpretar informações apresentadas em listas, tabelas e gráficos, relacionando-as aos fatos que ocorrem na sociedade balsense;
     Associar resultados obtidos de estudos a situações vivenciadas, utilizando-os de forma sistêmica para intervir junto à sociedade;
Biologia
     Compreender a importância da reciclagem da matéria e do equilíbrio ambiental na manutenção da vida;
     Compreender a importância dos biomas na manutenção do equilíbrio biológico;
     Compreender os principais problemas ambientais que afetam a qualidade de vida humana;
     Conhecer e utilizar a nomenclatura biológica, os critérios de classificação e as categorias taxonômicas;
     Compreender que aspectos ambientais e de higiene pessoal e coletiva influenciam na ocorrência e propagação de doenças; Pesquisar espécie de animais ameaçados de extinção na região sul do maranhão.
     Pesquisar espécie de animais ameaçados de extinção na região sul do maranhão.
Física
     Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas como: texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica;
     Confrontar interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas;
     Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum;
     Possibilitar aos alunos que estejam aptos a desenvolver capacidades que possibilitem buscar soluções criativas e inteligentes presentes no seu cotidiano, facilitando o entendimento das teorias científicas físicas no seu dia a dia.
Química
     Utilizar a linguagem química e científica para relatar investigações e conclusão de atividades desenvolvidas como mecanismo de apropriação do conhecimento;
     Compreender as características das plantas para o uso fitoterapeuta no tratamento de determinadas enfermidades.
     Estabelecer a comparação entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico na manipulação de determinadas substâncias  produzidas pelas plantas medicinais;
     Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da Química, considerando estruturas e processo envolvidos na formação de produtos utilizados na sociedade, como medicamentos e reagentes para diagnósticos de saúde;
4  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
            O trabalho será realizado com base na pesquisa ambiental, histórico-social de Balsas, tendo como objeto materializado a fotografia e depoimentos que caracterizem dados balsenses no que se refere a identificação  ambiental e econômico-cultural da cidade.
            É necessário citar pontos de referência sobre o projeto, pois todo o corpo docente e discente dos turnos vespertino e noturno, são responsáveis, pois orientadores e promotores das oficinas de campos para estudo e registros sobre a cidade
As atividades também requer tempo extraclasse para a obtenção do objeto de estudo
1.    O primeiro passo consiste na definição do objeto de estudo por cada orientador da disciplina ou área de conhecimento, nas seguintes proposições:
      Fauna e Flora regional;
      Arte, Cultura e Religiosidade;
      Literatura Oral e vocabulário;
      Arquitetura e Turismo;
      Memórias Políticas e Economia;
2.    Captação de Recursos para desenvolvimentos das expedições realizadas, nas captações de imagens;
3.    Segundo passo seleção do material coletado e revisão de literatura para fundamentação e catalogação das imagens e registros;
4.    Terceiro passo: confecção das legendas e revisão ortográfica do material produzido;
5.    Quarto passo: tradução das produções textuais em línguas estrangeiras para a montagem da mostra;
6.    Quinto passo: organização da mostra no saguão da escola, em data prevista;
7.    Produção e divulgação do site para visitantes virtuais.
5 CRONOGRAMA
                  E de grande relevância o trabalho desenvolvido junto às atividades escolares, pois um projeto de tamanha grandeza deve ser coadunado às metodologias desenvolvidas no decorrer do ao letivo, por isso as atividades serão desenvolvidas, mensalmente, conforme a necessidade de orientação e acompanhamento das atividades, no decorrer das aulas letivas.  A culminância das atividades será organizada em um evento para o lançamento da revista eletrônica: ART GALERY BALSENSE, envolvendo todos os alunos e professores participantes do projeto, junto à comunidade local, para a apreciação e confraternização dos resultados esperados.
TAREFAS/ MESES
Abr
Mai
Jun
Ago
Set.
Out.
Nov.
Divulgação do Projeto p/ Prof.
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Divulgação do Projeto p/ Aluno

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Desenvolvimento da 1ª Etapa da pesquisa

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Tabulação de dados 22/05

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Desenvolvimento da 2ª Etapa da pesquisa


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Tabulação de dados 19/06


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Desenvolvimento da 3ª Etapa da pesquisa



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Tabulação de dados 28/08



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Desenvolvimento da 4ª Etapa da pesquisa




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Tabulação de dados 25/09




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Desenvolvimento da 4ª Etapa da pesquisa





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Tabulação de dados 23/10





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Lançamento da revista eletrônica para a comunidade 27/11






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6. RECURSOS
6.1 Materiais
As atividades serão desenvolvidas com a utilização dos seguintes materiais: computadores, microsystem, cd-rom, câmeras fotográficas, celulares, papel A-4, blocos de anotações, pendrives, lápis, caneta, borracha, cola, fitas adesivas, tesoura, calculadoras, apontador, réguas, grampeador, perfurador, pastas, luvas, pincel, datashow, impressora, material de higiene pessoal, web sites, softwares (Power points, issuu publish, picasa, words, Excel).
6.2 Humanos
 Coordenadores, professores, alunos, técnicos em informática, designers, fotógrafos e colaboradores em geral.
Professores-coordenadores de área:
Matutino :
Exatas: 
Linguagem:
Humanas:
REFERÊNCIAS
MARCUSHI, L. B.; XAVIER A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro. Lucerna, 2004.
BRASIL/SEMTEC. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/Semtec, 2004.






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