ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BALSAS
CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI
BALSAS, 24 de março de 2015
ART GALERY BALSENSE
1.
PROBLEMATIZAÇÃO
A Interdisciplinaridade é uma aliada para
promoção de aprendizagem efetiva do
aluno de Ensino Médio frente ao desenvolvimento tecnológico. Faz-se necessário
a integração das diversas formas metodológica na construção do conhecimento.
Conforme a LDB nº 9394 / 96, a organização do currículo superou as disciplinas
estanques. Pretende-se integração e articulação dos conhecimentos num processo
permanente de interdisciplinaridade e contextualização ao longo da
aprendizagem. A utilização dos
conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema
e o norte dialético exigido pelas novas demandas metodológicas. É uma
integração de saberes.
Conhecer a realidade
circundante é um desafio para o “fazer
pedagógico”.
Segundo MELLO (2010:04)
De outro
lado, quase todos os fatos, problemas ou fenômenos físicos, psíquicos,
individuais, sociais, culturais, religiosos, com os quais os alunos entram
direta ou indiretamente em contacto, podem ser relacionados ao conhecimento
próprio de uma ou mais áreas ou disciplinas do currículo. Dito em outras
palavras, isso quer dizer: todos os contextos, próxima ou remotamente
familiares ao aluno, têm uma dimensão de conhecimento ou informação. Quanto
mais próximos estiverem o conhecimento escolar e os contextos presentes na vida
pessoal do aluno e no mundo no qual ele transita, mais o conhecimento terá
significado. http://www.namodemello.com.br/pdf
De fato o Centro de Ensino
Padre Fábio Bertagnolli, tem enfrentado enfrentamentos nas bases de execução
metodológicas de ensino, dificultando rendimentos satisfatórios, bem como
consequência a evasão escolar, durante o ano letivo. Fez propósito um
envolvimento do aluno na construção de
um espaço intelectual de reconhecimento
da sociedade, comunidade e/ou local em que vive. Porque a cultura da informação
tem proporcionado uma revolução, no processo de apreensão do conhecimento, que exige uma rápida tomada
de decisão do educando, pois a celeridade nos provoca um acúmulo de informação, que por vezes nos
distancia das nossas raízes, origens, e histórias que recontam nossos
antepassados.
A
escola como condução é um dos meios mais viáveis para nos dar acessibilidade a
esse conhecimento que por vezes adormece sob a movimentação do desenvolvimento
tecnológico. Balsas é mais uma cidade que devido a migração tem passado por profundas transformações,
promovendo o desenvolvimento cultural, e que devido a falta de registro, a
lacuna de ligação entre as raízes locais e a contribuição dos imigrantes se faz presente, dificultando a clareza que
definiria os limites na identidade
histórica, social, lingüística, cultural e patrimonial de cada povo.
2. JUSTIFICATIVA
Toda
comunidade, tem seu estrato cultural, alicerce para a formação e a garantida do
cidadão. Pelos vestígios históricos que se identifica o povo de um determinado
espaço geográfico, bem como dado espaço temporal. É aqui que a identidade de um povo tem fincado suas raízes na cultura.
Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os
mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e
todo o comportamento. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são
auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por
qualquer maré que chega.
Educar se faz presente nos
convívio social, pois professores e alunos são beneficiados, quando essa
relação se torna fortalecidas na busca de um ponto em comum: o
conhecimento. Todavia as questões
metodológicas educacionais exigem a utilização da interdisciplinaridade como
forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina
com outras áreas de conhecimento é uma das propostas que atenda as necessidades do formação
integrada dos conhecimentos.
Segundo Pedro Demo em uma entrevista
dada a Vitor Casimiro para fins educacionais afirma que:
é necessário a informação e de
formação. Você não aprende sem vasculhar o que já está disponível. Mas a
educação não é propriamente isso. Isso é meramente um processo informativo que
pode ser feito pela eletrônica. Nem é preciso professor para meramente
transmitir conhecimento. Mas o professor é absolutamente necessário para o
processo reconstrutivo, como orientador, avaliador do aluno. A perspectiva muda
bastante. O que nós estamos acostumados a ver no dia-a-dia é a proposta
instrucionista, baseada no ensino, na instrução, no treinamento. Isso não é
educação. Também é importante, também faz parte, mas o nível educativo se
atinge realmente quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar.
Precisamos de pesquisa e elaboração própria. São dois conceitos nos quais eu
insisto bastante.
A presente proposta fez necessário,
pois a dificuldade no desempenho dos alunos na produção do conhecimento é
exatamente a falta de diálogo entre as áreas do conhecimento. É nesse intuito
que o professores acreditam que é possível a interação entre disciplinas
aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou
suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber
esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É
através dessa perspectiva que o projeto ART GALERY BALSENSE surge como uma
forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo
entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A
interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar
as lacunas na trajetória na construção do conhecimento de forma efetiva.
Nesse
particular, estamos iniciando as atividades de pesquisa sob as bases teóricas
nas disciplinas da Grade Curricular do Ensino Médio, promovendo o
desenvolvimento de um projeto que visa propiciar vínculos comunicativos entre
as áreas de educação, arte e meio social, político cultural e ambiental de
Balas, tendo em vista o desenvolvimento de situações, experiências e atividades
em grupo, que possibilitem fomentar a reutilização dos conhecimentos reforçar o conceito de
educar com o lúdico, com sensibilidade e estimular atitudes e ações favoráveis
ao meio ambiente e de respeito e responsabilidade em relação ao bem-estar dos
indivíduos na perspectiva das diretrizes da política Nacional de Educação.
3 OBJETIVO
3.1 Geral
Desenvolver hábito para a pesquisa científica como forma
de aprendizagem autônoma, bem como registro e divulgação das características da
cidade de Balsas, nas redes de informação de massa.
3.2
Objetivos Específicos
Filosofia
● Compreender o conceito de
ciência e suas características e abrangência na construção do conhecimento;
● Compreender o conceito de
ética e moral e sua abrangência sociopolítica e cultural;
● Entender os princípios, a
natureza e a função das tecnologias da comunicação e informação na vida social
e pessoal e seu uso nas práticas social.
Arte
● Compreender a necessidade
de preservar o bem arquitetônico da cidade de Balsas;
● Reconhecer a importância da
fotografia como arte visual e registro de diferentes culturas da sociedade;
● Analisar de forma crítica
os fundamentos da composição visual;
Língua Portuguesa
● Usar os conhecimentos sobre
o sistema lingüístico local por meio de reflexão sobre a língua na compreensão de textos orais e escritos;
● Compreender a função e o
uso dos gêneros digitais no processo de comunicação e informação;
● Identificar na cultura local a
composição de textos literários.
Língua Inglesa
● Utilizar os conhecimentos
da Língua Inglesa para ampliar o acesso às tecnologias da informação e
comunicação;
● Usar o conhecimento da
Língua Inglesa para divulgar, legendar
as fotografias e traduzir textos da galeria;
Educação Física
● Compreender a importância
das competições esportivas, na escola da convivência na história da sociedade
balsense.
História
● Reconhecer e validar a
fontes documentais de natureza diversas que contam a história de Balsas;
● Identificar o papel das
diferentes linguagens: escrita, pictórica, fotográfica, oral, eletrônica;
● Problematizar a vida
social, o passado e o presente, na dimensão individual e social;
● Organizar a produção do
conhecimento;
● Identificar o papel e a
importância da memória histórica para a vida da população balsense e a de suas
raízes culturais;
● Identificar nas diferentes
paisagens de Balsas a materialização de aspectos históricos, geográficos,
sociais e as relações de poder;
● Estabelecer as relações
entre permanência e transformações no processo histórico da sociedade balsense.
Geografia
● Reconhecer a função dos
recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as
mudanças provocadas pelas ações humanas;
● Compreender o significado
histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala
local, regional ou mundial;
● Reconhecer as
transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de
ocupação dos espaços;
Sociologia
● Refletir sobre a
religiosidade humana e conhecer as principais manifestações religiosas de
Balsas;
● Reconhecer que as
identidades subjetivas fazem parte de uma estrutura social mais ampla;
● Compreender as
transformações do mundo do trabalho geradas por mudanças na ordem econômica
balsense;
● Compreender as diferenças
etno-raciais e seus impactos para o desenvolvimento de uma cidadania pacífica;
● Compreender a importância
das informações nas decisões de cunho econômico-social;
Matemática
● Ler e interpretar
informações apresentadas em listas, tabelas e gráficos, relacionando-as aos
fatos que ocorrem na sociedade balsense;
● Associar resultados obtidos
de estudos a situações vivenciadas, utilizando-os de forma sistêmica para
intervir junto à sociedade;
Biologia
● Compreender a importância
da reciclagem da matéria e do equilíbrio ambiental na manutenção da vida;
● Compreender a importância
dos biomas na manutenção do equilíbrio biológico;
● Compreender os principais
problemas ambientais que afetam a qualidade de vida humana;
● Conhecer e utilizar a
nomenclatura biológica, os critérios de classificação e as categorias
taxonômicas;
● Compreender que aspectos
ambientais e de higiene pessoal e coletiva influenciam na ocorrência e
propagação de doenças; Pesquisar espécie de animais ameaçados de extinção na
região sul do maranhão.
● Pesquisar espécie de
animais ameaçados de extinção na região sul do maranhão.
Física
● Relacionar informações
apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas
ciências físicas como: texto discursivo, gráficos, tabelas, relações
matemáticas ou linguagem simbólica;
● Confrontar interpretações
baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas;
● Relacionar informações para
compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas
tecnológicos de uso comum;
● Possibilitar aos alunos que
estejam aptos a desenvolver capacidades que possibilitem buscar soluções
criativas e inteligentes presentes no seu cotidiano, facilitando o entendimento
das teorias científicas físicas no seu dia a dia.
Química
● Utilizar a linguagem
química e científica para relatar investigações e conclusão de atividades
desenvolvidas como mecanismo de apropriação do conhecimento;
● Compreender as
características das plantas para o uso fitoterapeuta no tratamento de
determinadas enfermidades.
● Estabelecer a comparação
entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico na manipulação
de determinadas substâncias produzidas
pelas plantas medicinais;
● Reconhecer benefícios,
limitações e aspectos éticos da Química, considerando estruturas e processo
envolvidos na formação de produtos utilizados na sociedade, como medicamentos e
reagentes para diagnósticos de saúde;
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O
trabalho será realizado com base na pesquisa ambiental, histórico-social de
Balsas, tendo como objeto materializado a fotografia e depoimentos que
caracterizem dados balsenses no que se refere a identificação ambiental e econômico-cultural da cidade.
É
necessário citar pontos de referência sobre o projeto, pois todo o corpo
docente e discente dos turnos vespertino e noturno, são responsáveis, pois
orientadores e promotores das oficinas de campos para estudo e registros sobre
a cidade
As
atividades também requer tempo extraclasse para a obtenção do objeto de estudo
1. O primeiro
passo consiste na definição do objeto de estudo por cada orientador da
disciplina ou área de conhecimento, nas seguintes proposições:
▪ Fauna e
Flora regional;
▪ Arte,
Cultura e Religiosidade;
▪ Literatura
Oral e vocabulário;
▪ Arquitetura
e Turismo;
▪ Memórias
Políticas e Economia;
2.
Captação de Recursos para
desenvolvimentos das expedições realizadas, nas captações de imagens;
3.
Segundo passo seleção do material
coletado e revisão de literatura para fundamentação e catalogação das imagens e
registros;
4.
Terceiro passo: confecção das
legendas e revisão ortográfica do material produzido;
5.
Quarto passo: tradução das
produções textuais em línguas estrangeiras para a montagem da mostra;
6.
Quinto passo: organização da mostra
no saguão da escola, em data prevista;
7.
Produção e divulgação do site para
visitantes virtuais.
5 CRONOGRAMA
E de grande
relevância o trabalho desenvolvido junto às atividades escolares, pois um
projeto de tamanha grandeza deve ser coadunado às metodologias desenvolvidas no
decorrer do ao letivo, por isso as atividades serão desenvolvidas, mensalmente,
conforme a necessidade de orientação e acompanhamento das atividades, no
decorrer das aulas letivas. A
culminância das atividades será organizada em um evento para o lançamento da
revista eletrônica: ART GALERY BALSENSE, envolvendo todos os alunos e
professores participantes do projeto, junto à comunidade local, para a
apreciação e confraternização dos resultados esperados.
TAREFAS/ MESES
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Abr
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Mai
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Jun
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Ago
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Set.
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Out.
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Nov.
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Divulgação
do Projeto p/ Prof.
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Divulgação
do Projeto p/ Aluno
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Desenvolvimento
da 1ª Etapa da pesquisa
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x
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Inserir
dados no Power Point
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Tabulação
de dados 22/05
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x
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Desenvolvimento
da 2ª Etapa da pesquisa
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x
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Tabulação
de dados 19/06
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X
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Inserir
dados no Power Point
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x
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Desenvolvimento
da 3ª Etapa da pesquisa
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X
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Tabulação
de dados 28/08
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x
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dados no Power Point
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x
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Desenvolvimento da 4ª Etapa da pesquisa
|
x
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||||||
Tabulação
de dados 25/09
|
x
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||||||
Inserir
dados no Power Point
|
x
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Desenvolvimento
da 4ª Etapa da pesquisa
|
x
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Tabulação
de dados 23/10
|
x
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Inserir
dados no Power Point
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x
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Lançamento
da revista eletrônica para a comunidade 27/11
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x
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6. RECURSOS
6.1 Materiais
As atividades serão desenvolvidas com a utilização dos seguintes
materiais: computadores, microsystem, cd-rom, câmeras fotográficas, celulares,
papel A-4, blocos de anotações, pendrives, lápis, caneta, borracha, cola, fitas
adesivas, tesoura, calculadoras, apontador, réguas, grampeador, perfurador,
pastas, luvas, pincel, datashow, impressora, material de higiene pessoal, web
sites, softwares (Power points, issuu publish, picasa, words, Excel).
6.2 Humanos
Coordenadores, professores,
alunos, técnicos em informática, designers, fotógrafos e colaboradores em
geral.
Professores-coordenadores de área:
Matutino :
Exatas:
Linguagem:
Humanas:
REFERÊNCIAS
MARCUSHI, L. B.; XAVIER
A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro. Lucerna, 2004.
BRASIL/SEMTEC.
Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/Semtec, 2004.
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