PROJETOS PEDAGÓGICOS


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO

CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS  (NTE) BALSAS                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OFICINAS SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BALSAS

2015

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente dentre as várias reclamações dos professores do Centro de Ensino Pe. Fábio Bertagnolli, nos encontros pedagógicos e nos conselhos de classe, está o mau uso da tecnologia pelos alunos dentro e fora da sala de aula. Em sala os professores identificam todos os dias a falta de concentração dos alunos nas aulas porque estão usando o celular para acessar as redes sociais. Isso tem gerado transtornos para o professor, prejudicando o processo ensino-aprendizagem, culminando com as reprovações.

Como nem todos os alunos possuem um celular com a tecnologia para seu uso pedagógico, fica difícil para o professor desenvolver atividades educacionais. Assim fica a cargo da comunidade escolar atuar de maneira consciente do uso correto da referida tecnologia, no sentido de não atrapalhar o ensino-aprendizagem. 

 Outro fato que merece destaque refere-se a questão de que os alunos não dominam os editores de texto e os de apresentações sendo no Windows ou Linux, fazendo com que deleguem essas atividades para outras pessoas fazerem. Isso fere o que diz nos Referenciais Curriculares de Ensino do Estado, posto que:

    “A tecnologia deve ser utilizada na escola para ampliar      as opções de ação didática, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e análise, a troca de ideias, de forma que o aluno possa ter autonomia no seu processo de aprendizagem, buscando e ampliando conhecimentos.” (p.83)

Ainda nesse contexto as escolas possuem aparatos tecnológicos como laboratórios e projetores, que precisam ser utilizados nas diferentes áreas curriculares, ajudando os professores a cumprir com os objetivos propostos em seus planejamentos.

   Atendendo o que preconizam as já referidas Diretrizes, os gêneros digitais aparecem como um dos conteúdos básicos a serem utilizados pelos professores em seus planejamentos.

Dessa forma considerou-se necessária a realização de oficinas com os alunos para uso do writer, impress, internet para pesquisas, criação de e-mail e blog da escola, no Lied.

Os conhecimentos adquiridos serão importantes, pois contribuirão para a autonomia do aluno para a realização de trabalhos das diferentes disciplinas e, especificadamente, para o projeto Art Galery Balsense (revista eletrônica).

 

 

  1. OBJETIVOS

GERAL: Conhecer diferentes gêneros digitais para realização de atividades escolares.

ESPECÍFICOS:

 Criar e-mail individual para envio e recebimento de atividades.

Compreender o uso do writer e impress.

Acessar o blog da escola.

Realizar pesquisas na internet e selecionar informações.

 

  1. METODOLOGIA


1ª - CRIAÇÃO DE GMAIL INDIVIDUAL E ENVIO DE MENSAGEM COM E                    SEM ANEXO.

                   2ª – WRITER - PRODUÇÃO DE TEXTO.

                    3ª - PASTAS, PEN DRIVE.

            4ª IMPRESS – PRODUÇÃO DE APRESENTAÇÃO REFERENTE AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.         

                   1° B  Aparecida Ioppi

                   1° C Leila Guedes

                   1º D Carmenvan

 

  1. CRONOGRAMA

As oficinas serão realizadas primeiramente no turno matutino, em 2 horários de aula por semana de Língua Portuguesa nas turmas de 1º ano, no lied da escola, com acompanhamento da professora sob a orientação do NTE, com a professora/multiplicadora Aline Weber.

Iniciando em 15 de Maio, com previsão de finalizar em 15 de Junho. Progressivamente as demais turmas irão desenvolver as atividades.

 

 

BIBLIOGRAFIA

DIRETRIZES CURRICULARES/ SECRETARIA DE ESTADO DO MARANHÃO, SEDUC, 3. Ed. São Luís, 2014.

 REVISTA NOVA ESCOLA, Tecnologia: o que levar para a aula. Ed. Abril, março de 2015.

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