SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO
MARANHÃO
CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO
BERTAGNOLLI
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (NTE) BALSAS
OFICINAS SOBRE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
BALSAS
2015
- JUSTIFICATIVA
Atualmente dentre as várias reclamações
dos professores do Centro de Ensino Pe. Fábio Bertagnolli, nos encontros
pedagógicos e nos conselhos de classe, está o mau uso da tecnologia pelos
alunos dentro e fora da sala de aula. Em sala os professores identificam todos
os dias a falta de concentração dos alunos nas aulas porque estão usando o
celular para acessar as redes sociais. Isso tem gerado transtornos para o
professor, prejudicando o processo ensino-aprendizagem, culminando com as
reprovações.
Como nem todos os alunos possuem um
celular com a tecnologia para seu uso pedagógico, fica difícil para o professor
desenvolver atividades educacionais. Assim fica a cargo da comunidade escolar
atuar de maneira consciente do uso correto da referida tecnologia, no sentido
de não atrapalhar o ensino-aprendizagem.
Outro
fato que merece destaque refere-se a questão de que os alunos não dominam os
editores de texto e os de apresentações sendo no Windows ou Linux, fazendo com
que deleguem essas atividades para outras pessoas fazerem. Isso fere o que diz
nos Referenciais Curriculares de Ensino do Estado, posto que:
“A
tecnologia deve ser utilizada na escola para ampliar as opções de ação didática, com o objetivo
de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a
curiosidade, a observação e análise, a troca de ideias, de forma que o aluno
possa ter autonomia no seu processo de aprendizagem, buscando e ampliando
conhecimentos.” (p.83)
Ainda nesse contexto as escolas possuem
aparatos tecnológicos como laboratórios e projetores, que precisam ser
utilizados nas diferentes áreas curriculares, ajudando os professores a cumprir
com os objetivos propostos em seus planejamentos.
Atendendo
o que preconizam as já referidas Diretrizes, os gêneros digitais aparecem como
um dos conteúdos básicos a serem utilizados pelos professores em seus
planejamentos.
Dessa forma considerou-se necessária a
realização de oficinas com os alunos para uso do writer, impress, internet para
pesquisas, criação de e-mail e blog da escola, no Lied.
Os conhecimentos adquiridos serão
importantes, pois contribuirão para a autonomia do aluno para a realização de
trabalhos das diferentes disciplinas e, especificadamente, para o projeto Art
Galery Balsense (revista eletrônica).
- OBJETIVOS
GERAL: Conhecer diferentes gêneros digitais para realização de atividades
escolares.
ESPECÍFICOS:
Criar e-mail individual para envio e
recebimento de atividades.
Compreender o uso do writer e impress.
Acessar o blog da escola.
Realizar pesquisas na internet e
selecionar informações.
- METODOLOGIA
1ª - CRIAÇÃO DE GMAIL INDIVIDUAL E ENVIO DE MENSAGEM
COM E SEM ANEXO.
2ª – WRITER - PRODUÇÃO DE
TEXTO.
3ª - PASTAS, PEN DRIVE.
4ª IMPRESS – PRODUÇÃO DE
APRESENTAÇÃO REFERENTE AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.
1° B Aparecida Ioppi
1° C Leila Guedes
1º D Carmenvan
- CRONOGRAMA
As oficinas serão realizadas
primeiramente no turno matutino, em 2 horários de aula por semana de Língua
Portuguesa nas turmas de 1º ano, no lied da escola, com acompanhamento da
professora sob a orientação do NTE, com a professora/multiplicadora Aline
Weber.
Iniciando em 15 de Maio, com previsão
de finalizar em 15 de Junho. Progressivamente as demais turmas irão desenvolver
as atividades.
BIBLIOGRAFIA
DIRETRIZES CURRICULARES/ SECRETARIA DE ESTADO DO
MARANHÃO, SEDUC, 3. Ed. São Luís, 2014.
REVISTA NOVA
ESCOLA, Tecnologia: o que levar para a aula. Ed. Abril, março de 2015.
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